A Federação Profissional dos Trabalhadores em Segurança Privada do Estado do Rio Grande do Sul reuniu-se com sua Diretoria e Conselho de Representantes para avaliar e deliberar sobre a negociação coletiva de trabalho deste ano, assuntos pertinentes ao trabalho que vem sendo executado e problemas enfrentados pelas entidades sindicais com relação ao término das atividades de empresas de vigilância no Estado.
Negociação Razoável
Para os participantes da reunião, o resultado da negociação coletiva deste ano foi razoável, pois não atendeu parte das reivindicações da categoria, mas garantiu reposição e ganho real nos salários e vale-refeição.
Seminário Estadual e antecipação da negociação salarial de 2024
Os participantes aprovaram a realização de um Seminário Estadual, que será realizado em agosto, para análise e retirada da Pauta de Reivindicação, que será submetida às assembleias locais e posteriormente protocolada na entidade patronal.
Aprovaram ainda a antecipação do processo negocial, pois os sindicatos acreditam que com mais tempo para discutir e negociar será possível fechar uma Convenção Coletiva de Trabalho satisfatória para os trabalhadores.
Unificação da Pauta de Reivindicação de 2024
A mais importante deliberação da reunião foi a deliberação pela UNIFICAÇÃO da Pauta de Reivindicação, ou seja, os onze sindicatos filiados à FEPSP-RS deverão fechar o mesmo acordo, com as mesmas condições de trabalho e renda para os trabalhadores das regiões que representam, favorecendo assim uma negociação mais forte e objetiva.
Plano de Atuação Política e Sindical da FEPSP-RS
O presidente da entidade, Claudiomir Brum, apresentou aos participantes, como está a execução do Plano de Atuação Política e Sindical, aprovado pela plenária do Congresso de 2022, com ações já concluídas e as que estão em andamento pela instituição, destacando que apesar das condições financeiras da entidade, na medida do possível, o trabalho vem sendo executado e a entidade vem exercendo seu papel na reestruturação e reorganização de sindicatos.
Congresso Estadual de 2023
Neste ano, foi deliberado que o tema principal do Congresso será “A importância da segurança privada no mundo tecnológico”, destacando o trabalho do VIGILANTE e sua importância para a segurança da sociedade. O Congresso será realizado em Porto Alegre, na segunda quinzena de outubro e contará com palestrantes para abordarem este tema.
A reunião foi realizada em julho do corrente ano, na sede da entidade, na capital e contou com participação da Diretoria Executiva da FEPSP—RS e representantes dos sindicatos filiados de Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí, Novo Hamburgo, Guaíba e Eldorado do Sul, Lajeado e Santa Rosa.
Fonte: Assessoria FEPSP-RS